domingo, agosto 13, 2006

E depois de Fidel?

80 anos de vida. Grande Fidel!

Quem se encontra longe da política, quem pouco se interessa, ou quem se baseia apenas nos meios de comunicação não vê em Fidel senão um ditador. Sim, porque para os Media os cubanos são aqueles que vivem em Miami, não os que vivem na ilha.

Hoje, e penso que pela primeira vez na televisão, as entrevistas aos cubanos foram feitas aos residentes em Havana. Quem me dera que toda a gente tivesse visto essa mini-reportangem do Telejornal da RTP1. Veriam os olhos dos cubanos incendiados de uma esperança e de uma felicidade que nenhum outro povo do mundo tem. Veriam os cubanos falar do seu líder como nenhum outro povo o faz. Veriam os cubanos dar graças ao Fidel pela saúde, pela educação, pela comida, pela felicidade que paira em Cuba. Veriam os cubanos falar do país onde a terra é de quem a trabalha. Veriam os cubanos falar do país onde o filho do agricultor vai à mesma escola que o filho do médico, com as mesmas oportunidades de ser alguém na vida, porque nesse país acaba-se a universidade sem se pagar um lápis sequer para escrever . Veriam imagens de um país onde a medicina é gratuita para todos. Veriam imagens de gente que, mesmo bloqueada economicamente pelos Americanos desde 1962, baila e dança e é feliz. Feliz. Quem ligasse a RTP1 a essa hora, veria então cubanos chorarem e pedirem para o Fidel recuperar. Veriam a maior festa de aniversário alguma vez feita. Em Havana: 30 mil pessoas na rua à meia-noite gritando pelo Comandante. E quem pensa que o Fidel foi só um herói devido à revolução cubana, um herói dos velhos, então engana-se: dessas 30 mil pessoas 95% eram jovens. Jovens que adoram Fidel e vêem nele o grande líder que foi e tem vindo a ser.

Ditadura? Sim, não o nego. Que país capitalista é menos ditadura que Cuba?

A diferença entre a ditadura capitalista e a socialista, é que na socialista o povo está contente com a forma de governo.

Que venham os Americanos tentar derrubar o que se tem vindo a construir. Não importa: Cuba vencerá. E depois de Fidel? A continuação do socialismo. O povo não vai deixar esmurecer esta grande obra.

Viva Fidel! Viva Cuba socialista!

Sem comentários: